Design-Instrucional-como-oferecer-um-bom-curso-Thumb-Fundo-Branco-1024x576-1

Design Instrucional: como oferecer um bom curso?

Design instrucional é um termo bastante conhecido no meio da educação, principalmente quando falamos de ensino à distância. O seu conceito está estritamente ligado a ideia de oferecer um bom curso online.

Neste post vamos explicar o que é design instrucional, seu objetivo e como ele é utilizado para oferecer cursos online atrativos e de qualidade.

Vamos lá?

O que é design instrucional?

O design instrucional se trata, basicamente, de um conjunto de técnicas, métodos e recursos de aprendizagem utilizados em todas as modalidades de ensino, embora o conceito esteja mais atrelado a educação à distância.

Para exemplificar melhor, vamos pensar na engenharia civil. Assim como ela se ocupa do planejamento e desenvolvimento da estrutura de imóveis, o design instrucional se ocupa do planejamento e desenvolvimento de cursos, aulas ou qualquer outro objeto de aprendizagem.

Em resumo, o design instrucional tem como objetivo construir qualquer material que facilite o processo de aprendizagem e que podem ser utilizados tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial.

Usando o design instrucional para desenvolver um bom curso

Como o nosso enfoque são os cursos online, vamos trazer aqui um passo a passo de como aplicar o design instrucional dentro da elaboração de um curso.

Para que seja eficaz, o design instrucional precisa de métodos que permitam sua aplicação de forma prática. Um desses métodos e o mais conhecido quando falamos em design instrucional é o modelo ADDIE.

Mas o que significa essa sigla?

Ela vem do inglês e corresponde as primeiras letras de, respectivamente: analyze, design, development, implemente e evaluate. Trazendo para o português: analisar, estruturar, desenvolver, implementar e avaliar.

Cada uma dessas palavras corresponde a uma etapa daquele planejamento e desenvolvimento de que falamos lá em cima e vamos explicar uma por uma a seguir.

Analisar

Nessa etapa, é feita a análise do público-alvo, a análise das necessidades dele, análise da concorrência e os seus objetivos ao desenvolver o curso. Para quem o seu curso será direcionado? Quais as necessidades de aprendizagem desse público? O que eles esperam encontrar? O que você pode ofertar que esse público não vai encontrar em todos os outros cursos?

São perguntas que precisam de respostas concretas antes de passar para a próxima etapa.

Estruturar

Essa é a etapa em que o conceito específico de design é aplicado. Ou seja, é aqui que será definido a forma com os conteúdos que você pretende passar serão apresentados para os alunos.

Lembrando sempre de que os conteúdos precisam ser apresentados de forma eficaz, mas sem deixar de serem atrativos.

Existem alguns pontos a se pensar nessa hora, como o que precisa ser ensinado, o tempo que será necessário para ministrar os conteúdos em cada aula e etc.

Desenvolver

Aqui você vai usar tudo o que planejou nas etapas anteriores. Agora que você já tem seu público-alvo definido e já sabe dos objetivos deles e dos seus, é hora de produzir o conteúdo. Então, mão na massa!

Implementar

O próprio nome já diz tudo: essa é a hora em que as coisas são realmente colocadas em prática. Todo o conteúdo e material produzido na etapa de desenvolvimento vai ser colocado dentro do seu curso e na plataforma que você escolheu.

Avaliar

Não tem muito o que se falar sobre essa etapa. Aqui, você apenas vai avaliar se os objetivos estão sendo alcançados, se o processo de aprendizagem está de acordo com o esperado e etc.

Agora que você já sabe o que é design instrucional e entendeu o porquê ele é tão essencial dentro do processo de montagem de um curso e aprendizagem, pode usar as informações que passamos aqui e começar a desenvolver o seu projeto.

Quer uma mãozinha? A LXP EAD trabalha com o melhor do design instrucional. Dá uma passadinha no nosso site para saber mais: http://localhost/ap/lxpead/producao-cursos-online/

Tags: No tags

Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *